A Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Recreação realizou na quinta-feira a 1ª Conferência Municipal de Cultura, que teve como tema “𝑪𝒖𝒍𝒕𝒖𝒓𝒂 𝒆𝒎 𝑴𝒐𝒗𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐: 𝒄𝒐𝒏𝒔𝒕𝒓𝒖𝒊𝒏𝒅𝒐 𝒎𝒆𝒕𝒂𝒔 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒐 𝒇𝒖𝒕𝒖𝒓𝒐”. O encontro aconteceu no Anfiteatro Ivar Ranzi e representou um marco para a construção coletiva de diretrizes culturais no município.
A abertura foi conduzida pelo secretário Fernando Hoffelder, que destacou a importância do diálogo e da participação social para o fortalecimento das políticas públicas na área cultural.
O público foi recepcionado com apresentações artísticas: Emanuel Kaninoski Forlin, que encantou a plateia com ukulelê e voz; o Coral da ACAZUL, com um pot-pourri de canções populares; e o Grupo de Danças Urbanas da Fundação Cultural, que animou os presentes com coreografias contemporâneas.
Na sequência, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Arivaldo Pinto Pereira, realizou a leitura do Regimento Interno, dando início aos trabalhos. A palestrante convidada, Juliana Tonin — turismóloga, produtora cultural e agente regional de cultura da Secretaria de Estado da Cultura — apresentou reflexões sobre as atribuições, funcionamento e possibilidades de ação do Conselho Municipal de Cultura.
Sob a coordenação da diretora de Cultura, Dalila Pereira, os participantes foram divididos em grupos para discutir e elencar propostas. As metas definidas neste encontro irão compor o plano de trabalho do Conselho Municipal de Cultura, que passa a ter um papel estratégico na consolidação e no desenvolvimento das políticas culturais de Céu Azul.