Conferência debateu fortalecimento do SUAS

“Garantindo Direitos no Fortalecimento do SUAS”, este foi o tema da 12ª Conferência Municipal De Assistência Social, realizada na quarta-feira (26/7), em Céu Azul. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social em conjunto com a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social. O bom público que compareceu - cerca de 150 pessoas prestigiaram o evento - debateu os principais desafios e decidiu as prioridades para as políticas públicas centradas em 4 Eixos.

Os participantes foram divididos em grupos que elencaram propostas que serão enviadas para a Conferência Estadual, considerando o mote de cada um dos Eixos. As discussões foram precedidas pela palestra da assistente social, professora Marilu Catusso, que versou sobre o tema da Conferência. Marilu contextualizou os avanços e ameaças dos direitos sociais e desafios para os gestores da área. Na avaliação da professora Céu Azul é um município privilegiado, onde as políticas públicas são levadas a sério e a rede socioassistencial funciona muito bem. O prefeito Germano Bonamigo prestigiou o evento e falou da importância de se ter uma política bem definida na assistência social.

A secretária de Assistência Social, Naci Bonamigo, que coordenou a realização do evento, destacou a seriedade com que os profissionais que atuam na área desenvolvem o trabalho social no município. A condução da Conferência ficou a cargo da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Claudia Loni Blauth da Silva, que também foi eleita, dentre os novos membros do Conselho, como representante de Céu Azul junto a Conferência Estadual. Como suplente foi eleita Vilma Taraves de Souza.

EIXOS QUE NORTEARAM A CONFERÊNCIA
EIXO 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; EIXO 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.