Audiência da Saúde mostra evolução do primeiro para o segundo quadrimestre

Há quatro meses, quando foi apresentada a Audiência Pública da Saúde, relativa ao primeiro quadrimestre de 2017, mesmo com alguns números positivos, inúmeros desafios rondavam a gestão da Saúde em Céu Azul na época. A secretária, Verônica Ribeiro, anunciava na oportunidade, que o problema de falta de médicos começava ser resolvido. Com as contratações o município passou a contar com 6 clínicos gerais atendendo nas 5 Unidades de Saúde.

Com o problema de médicos resolvido, foi possível modernizar o sistema, ampliando de 4 para 5 as equipes da Saúde da Família. Outro avanço foi a territorialização, que trouxe mudanças na organização dos serviços, obedecendo estudos que levaram em consideração as demandas e o geoposicionamento da população.

Com a transferência do atendimento dos moradores do Bairro São Cristóvão para o Posto Central, este ganhou uma estrutura moderna, com farmácia completa, antes disponível somente no antigo Centro de Especialidades, atendimento ginecológico, sala de vacinas, atendimento odontológico, entre outros serviços. Já a unidade do Bairro Iguaçu (antigo Centro de Especialidades) passou a acomodar o atendimento de parte da população do interior, da região de Santa Luzia, Rio treze, Linha Dois Irmãos e arredores, que antes tinham que se deslocar até a Unidade de Boa Vista.

FISIOTERAPIA E CIRURGIAS ELETIVAS - Outras carências que o serviço de saúde vinha apresentando, começam ser resolvidas. Com a contratação de um novo fisioterapeuta, os serviços serão ampliados e prestados de modo diferenciado às pessoas acamadas. Os pacientes passarão a ter o atendimento fisioterápico a domicilio, evitando assim o incômodo deslocamento até a clínica. Já as cirurgias eletivas, que há tempos não eram realizadas, finalmente foram retomadas no Hospital Bom Samaritano. “As cirurgias foram iniciadas ainda no primeiro quadrimestre, mas agora no mês de setembro, somente na área da ginecologia, foram 13 cirurgias. No próximo mês vamos iniciar as da área geral, como as de vesícula e hérnia”, informa a secretária Verônica.

SAÚDE EM NÚMEROS - A Audiência Pública foi realizada na Câmara Municipal na tarde da terça-feira, 26. Os dados foram apresentados pela secretária Verônica Ribeiro e pelo contador Enedir Wichoski. Somente nas farmácias foram 16.510 atendimentos que consumiram R$ 218.715,91. Nos Bairros União, São Cristóvão (agora transferido para o Centro), Boa Vista e no Posto Central, foram realizadas 7.829 consultas com clínicos gerais. Já no Bairro Iguaçu (antigo Centro de Especialidades), em cardiologia, pediatria, ginecologia, ortopedia, psiquiatria, otorrinolaringologia e encaminhamentos para o CISOP (em várias especialidades), foram 4.928 atendimentos.

OUTROS NÚMEROS - O Município investiu, por meio do Fundo Municipal da Saúde, somado os dois quadrimestres, um total de R$ 6.477.521,43 – atingindo um índice de 18,61% de gastos em saúde, quando o limite mínimo é 15%. O prefeito Germano Bonamigo disse que a equipe está empenhada na busca de soluções. “Os desafios são enormes, mas com o empenho conjunto dos gestores e servidores estamos vencendo os problemas por etapas, uma após a outra”, afirma. Estes são apenas alguns dados que compõem o relatório. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal da Saúde.