Céu Azul manterá parceria com ICMBio

O prefeito Germano Bonamigo manifestou o interesse na manutenção da parceria que o município de Céu Azul tem com o ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - órgão do Ministério do Meio Ambiente, a quem cabe a proteção, preservação e conservação das Unidades de Conservação federais, com vistas as ações conjuntas de preservação e educação ambiental que envolvem o Parque Nacional do Iguaçu.

Para o prefeito as razões da continuidade da parceria são inúmeras. “Temos mais de 70% do nosso território dentro do Parque, quase 50% do Parque está no território de Céu Azul, nosso arrecadação tem um incremento substancial em função do ICMS Ecológico, originado na unidade de conservação. Não faltam motivos para mantermos a parceria”, pendera o prefeito.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Luiz Alberto Colleoni, o objetivo é dar continuidade as atividades de educação ambiental, que também envolvem as escolas municipais, promover ações conjuntas visando a preservação ambiental do entorno do Parque e manutenção e recuperação da estrada que margeia o PNI e a BR 277, com mais de 25 km de extensão no sentido Santa Tereza do Oeste. O trabalho consiste também no patrolamento da via, confecção de caixas e tanques e limpeza das caixas de contenção de águas pluviais. Outra preocupação é com as galerias pluviais que desaguam no Parque, com ações que previnam possíveis danos ambientais. Outro trecho de 18 km da estrada rural da Picada Benjamim (antiga estrada de Guarapuava / Foz do Iguaçu), também recebe a atenção especial do município.

Participaram da reunião que definiu as estratégias, além do prefeito e do secretário, o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Carlos Batiston, os técnicos do ICMBio Edilson Esteves, Rosane Nauderer e Dilce Ferrari, responsável pelo PIC (Posto de Informação e Controle) de Céu Azul.