Festa do Leitão Desossado na Grelha realizada no Domingo de Ramos

A Festa do Leitão Desossado na Grelha repetiu o sucesso de anos anteriores. Na sua 17ª edição, o evento que prepara e serve o prato típico do Município de Céu Azul, instituído pela Lei nº 411/2006, recebeu um público estimado em 1000 pessoas.  A festa que consta no calendário do turismo gastronômico do Paraná é promovido pela Colônia Alemã de Céu Azul, com o apoio da Administração Municipal.

Mais uma vez a comunidade Evangélica Luterena mobilizou um bom número de colaboradores, cerca de 50 membros, que costumeiramente trabalham durante vários dias nos preparos da festa. Foram 26 leitões servidos para grupos de pessoas que se reúnem e adquirem o prato, que é servido com uma série de acompanhamentos, além do restaurante que atende grupos menores de apreciadores do prato. Mais 40 constelões também fizeram parte do cardápio neste ano.

A comunidade é presidida por Edmar Rheinheiner, com Darci Rieger como coordenador de eventos. A Pastora Angela Harke, ao proferir a benção, lembrou que neste ano a festa coincidiu com o Domingo de Ramos, falou do seu significado, como festa cristã, celebrada no domingo antes da Páscoa, data que lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Em razão da comemoração as mesas foram providencialmente decoradas com ramos verdes.

Inúmeras autoridades prestigiaram o evento realizado no Parque de Exposições. O prefeito Germano Bonamigo elogiou a determinação e força da colônia alemã na organização do evento. Uma presença quase certa em todas as edições é do deputado Elio Rusch que mais uma vez prestigiou a festa acompanhado da esposa Alita. Presentes ainda o vice-prefeito, Marciano Boaroli os prefeitos de Vera Cruz do Oeste, Ednei Sgobi e de Ramilândia, Wilson Bonamigo, presidente da Cooperativa Agroindustrial Lar, Irineu da Costa Rodrigues e os vereadores: Telmo Cardozo, Mário Mittmann, Eliazar Brizolla, Claudete Maranhão e Enivaldo Dalmás.