Germano participou de evento da Itaipu em Curitiba

Céu Azul foi um dos 54 municípios presentes, na manhã da segunda-feira (18), em Curitiba, na solenidade de assinatura de convênios com a Itaipu Binacional que vai investir R$ 250 milhões, nos próximos três anos, sendo R$ 150 milhões da Itaipu e R$ 100 milhões das prefeituras. Somente para Céu Azul serão liberados, neste convênio, R$ 6.188.144,00, dos quais R$ 1.729.834,45 serão recursos próprios do Município de Céu Azul. O evento contou com a presença da governadora em exercício, Cida Borghetti e do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna.

Nos primeiros meses do mandato, o prefeito Germano Bonamigo já manifestava a intenção de retomar a parceria com a binacional, que nos últimos anos não vinha apresentando grandes investimentos. Foram inúmeras reuniões que tiveram a participação decisiva do deputado federal, Evandro Roman. Com pressa para dar início nos investimentos o prefeito já está executando parte das obras. A terraplenagem para a construção de dois barracões de 1.000 m2, cada um, que abrigarão as instalações de uma central regional de reciclagem, no antigo Viveiro, já foi concluída.

LAGO MUNICIPAL - Germano aproveitou a oportunidade para adiantar as negociações no sentido da liberação de novos recursos. O projeto para construção do Lago Municipal, junto ao Bosque Geraldo Batista Chaves, já está pronto e será encaminhado para análise técnica nos próximos dias. A obra vai beirar R$ 2 milhões e deverá contar com aporte de 90% dos custos bancados pela Itaipu. “Temos hoje uma relação muito profícua com a Itaipu. Tudo está bem encaminhado. Estamos agora na expectativa da aprovação do projeto do Lago Municipal”, revela Germano.

OUTRAS OBRAS - Nos objetos do primeiro convênio, o maior investimento está na pavimentação poliédrica de 11 quilômetros de estradas rurais, em dois trechos. Um de Santa Luzia ao Dois Irmãos e outro da Linha Catafesta (ponte do São Francisco) ao antigo Viveiro Municipal. Entre as inúmeras ações está o investimento na reforma e adequação da infraestrutura do barracão da Cetrica (Centro de Triagem de Materiais Recicláveis de Céu Azul), com 375 m2, e a aquisição de novos equipamentos.

A Recuperação de nascentes, construções de terraços, adequação de estradas, aquisição de distribuidor de dejetos e abastecedouro comunitário, fazem parte do convênio. Outra ação é o cascalhamento da via que beira o Parque Nacional do Iguaçu, entre Céu Azul e Santa Tereza, dentro do projeto de cicloturismo da Adetur, que no futuro ligará Cascavel a Foz do Iguaçu, compõem os objetos.

No evento de Curitiba, o prefeito aproveitou a presença de várias autoridades para tratar da possível liberação de novos recursos. Com Roman, tratou da obra do lago, com Dilceu Sperafico teve a garantia de recursos para saúde. Com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a conversa foi com relação a conquista da Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), para o Hospital Bom Samaritano. Germano conversou ainda com os deputados estaduais, Andre Bueno, Elio Rusch e Adelino Ribeiro e com o presidente do BRDE, Orlando Pessuti.