Itaipu pode viabilizar usinas de asfalto aos municípios do Oeste

Esta é mais uma ação do deputado federal Evandro Roman que vai ao encontro dos interesses do Município de Céu Azul. De acordo com o parlamentar o alto custo na manutenção do pavimento de vias públicas motivou a ação.

O foco está na viabilização de consórcios, possivelmente três, para atender os 54 municípios da região Oeste na produção com custo reduzido de asfalto pré-misturado a frio (PMF). A imensa malha viária existente nas zonas rurais destes municípios – em Céu Azul são mais de 700 km –, sobretudo aquelas já possuem pavimentação poliédrica esburacadas, desgastadas pelo tempo, é o ponto central da ideia.

Uma reunião na Itaipu, realizada na manhã da quarta-feira (17/1), com a presença de Roman e prefeitos da região, entre eles o prefeito de Céu Azul, Germano Bonamigo, foi o primeiro encontro para dirimir dúvidas e iniciar os debates no sentido da viabilização da ação. A reunião foi coordenada pelo diretor de Coordenação da Itaipú, Newton Luiz Kaminski.

Céu Azul ingressou recentemente no Cidersop - Consórcio Intermunicipal, que possui uma usina que processa o PMF. Com o convênio que está sendo costurado com a Itaipu, o Cidersop ganharia um grande reforço para modernizar o parque instalado em Vera Cruz do Oeste, com a compra de novos equipamentos.

Germano lembra que o precário estado de conservação da malha existente no Município, sobretudo dos pavimentos poliédricos na zona rural, faz com que Céu Azul aposte no sucesso empreendimento. “Quem transita pelas estradas de acesso à região de Dois Irmãos, Capela São Paulo e Boa Esperança, sabe dos transtorno que o estado das estradas com pedras irregulares tem ocasionado aos usuários”, aponta Germano. Acompanharam o prefeito na reunião na Itaipu, o engenheiro João Sakai, o secretário da Agricultura e do Meio Ambiente, Luiz Alberto Colleoni e o gestor da usina do Cidersop, Eliseu Fritsch.