Monumento homenageia os pioneiros

Monumento homenageia os pioneiros.

No ano do cinquentenário, a Administração Municipal não poderia deixar de prestar homenagem àqueles que ajudaram a escrever as primeiras páginas da história de Céu Azul. Para isso, uma parceria foi firmada com o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG para construir o monumento alusivo ao cinquentenário. Dos três projetos recebidos pela Administração de Céu Azul, o dos alunos Jeferson Rodrigo Muller e Theylor Tomazini Sereniski foi o escolhido pelo voto popular. Quem esteve à frente dessa parceria e do processo de escolha popular, foi a secretária de Administração Márcia Póli. A inauguração do monumento ocorreu logo após o término do desfile cívico no sábado (8). Várias autoridades, lideranças e familiares de pioneiros e desbravadores estiveram presentes. Segundo Marciano Boaroli, vice-presidente da Câmara, representou o Legislativo na inauguração. Para ele, foi uma honra poder homenagear essas famílias que tanto lutaram por Céu Azul. Falar do passado é sempre um momento de muita emoção e foi ela que deu o tom dos discursos durante a inauguração do monumento. Ao lembrar quando chegou ao município e das dificuldades enfrentadas quando esteve à frente do Executivo, o atual vice-prefeito João Betto se emocionou ao fazer um retrato da história. “Foi uma época bastante difícil, mas que valeu a pena”, afirmou. O prefeito Jaime Basso também falou sobre a importância de cada família que deixou o Sul do Brasil para desbravar a região em busca de novas oportunidades. “Nosso reconhecimento e gratidão por tudo o que fizeram em nosso município”. Um dos primeiros moradores de Céu Azul e que ajudou a conquistar as primeiras necessidades básicas do Município foi o Felix Bordin – cidadão honorário de Céu Azul e filho do desbravador Antonio Bordin - veio até o município para participar da festa do cinquentenário. Felix estava acompanhado de seu filho, Marcelo Bordin. HOMENAGENS No ano do cinquentenário, não foram somente as famílias dos sete pioneiros que foram homenageadas, mas também as de desbravadores e de lideranças que ajudaram a construir a Céu Azul de hoje. Foram homenageadas as famílias de pioneiros: Alfredo Paschoal Ruaro, Ângelo Colombo, Ângelo Rombaldi, Emílio Henrique Gomez, Olvindo Sebben, Reinaldo Biazus e Seraphino Francisco Bernardi. E também as famílias de desbravadores: Antonio Albino da Silva, Antonio Bordin, Ari Fuhr, Arnaldo Mauverk, Arnoldo Thrun, Carlos Fuhr, Cláudio Bernardi, Ernesto Meneguzzo, Henrique Gomes, Jacó e João Thomazzine, Leonildo Leite, Paulo Wichoski, Ricardo Loovere Ricieri Catafesta. Os chefes dos Executivo que conduziram Céu Azul ao longo desses 50 anos também foram lembrados: Emílio Henrique Gomez, Nilo Umberto Deitos, Geraldo Batista Chaves, João Canfrides Betto, Ivar Ranzi, Rogério Felini Pasquetti, Jaime Luis Basso e José Eneron da Silva Telles.