Oficializada a contratação dos Jovens Aprendizes

Depois de um criterioso processo de seleção, previsto em edital, conduzido pela Sociedade Filantrópica SEMEAR Medianeira, 18 jovens, entre 14 e 18 anos, assinaram o contrato de trabalho de 16 meses com o Município de Céu Azul. Outros 13 formam o cadastro reserva e podem vir a substituir os contratados, caso ocorra desligamento dos titulares.

Mas existe um benefício comum aos dois grupos (os 31 - contratados mais os reservas), todos começaram na terça-feira (18/4) uma capacitação que vai durar em torno de trinta dias, com direito a certificação, e que tem no programa uma série de matérias que visam o desenvolvimento profissional e pessoal dos jovens.

A Secretaria Assistência de Social coordena o programa no âmbito da administração municipal de Céu Azul. Segundo a secretária Naci Bonamigo, muito mais do que a remuneração percebida pelos jovens contratados, equivalente a meio salário mínimo, a experiência de vida e o aprendizado profissional que eles vivenciam nos treinamentos e no trabalho, tem um valor difícil de ser medido. “Nesta altura da vida muitas dúvidas rondam a cabeça do jovem. Este programa ajuda ele tomar uma decisão de qual o melhor rumo a seguir. Serão 16 meses de constante aprendizado, que eles levarão para toda a vida”, pondera.

A assistente social Aline Santos, que faz o acompanhamento de todo o processo, esclarece que por se tratar de um programa da Secretaria de Assistência Social, existem critérios socioeconômicos que necessariamente devem ser observados. Um deles é quanto a renda familiar, que não pode ser superior a dois e meio salários mínimos. Outro critério relevante é o desempenho escolar do candidato, a média alcançada no último ano é que define a colocação na seleção.

A contratação é feita sob o regime da CLT, por meio de anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social. A carga horária é de 20 horas semanais que incluem 4 horas de treinamento todas as sextas-feiras, com folga no trabalho, mas imersão no estudo. A solenidade de assinatura do contrato e início do treinamento da nova turma foi prestigiada por pais e responsáveis pelos menores e pelo prefeito Germano Bonamigo, grande entusiasta do programa.