Teve início neste mês de setembro, uma importante ação voltada à saúde bucal e bem-estar dos alunos das turmas integrais dos Maternais III dos CEMEIs Raio de Sol, Arco-íris e Santa Clara.
A atividade foi realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde, reforçando o compromisso com a formação integral dos pequenos.
A dentista Maíra Fernanda Michelin Mânica conduziu uma conversa lúdica e educativa sobre a importância da higiene bucal, destacando a necessidade da escovação diária, do uso correto da escova de dentes e da alimentação saudável para manter o sorriso bonito e saudável. Com linguagem acessível e materiais ilustrativos, as crianças aprenderam de forma prática e divertida como cuidar dos dentes desde cedo.
A assessora da Educação Infantil (0 a 3 anos), Eliete da Fonseca Spies, acompanhou toda a ação, ressaltando a relevância de integrar saúde e educação no cotidiano escolar: "Esses momentos são fundamentais para que as crianças cresçam com hábitos de cuidado que farão diferença durante toda a vida.", afirmou Eliete.
Os alunos participaram ativamente, fazendo perguntas e demonstrando interesse, o que mostra como esse tipo de atividade desperta a curiosidade e contribui para o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade pessoal. Foi um momento de aprendizado e alegria, em que os pequenos participaram com entusiasmo, descobrindo como é bom cuidar do sorriso desde cedo.
Essa parceria entre Educação e Saúde reforça que cuidar da infância é um trabalho coletivo, no qual escola, família e comunidade caminham juntos para garantir o desenvolvimento pleno das crianças.