Céu Azul promoveu atividades do Encontros e Caminhos

Céu Azul promove de atividades relativas ao Encontros e Caminhos CAB (Cultivando Água Boa) foram realizadas em Céu Azul. O foco está no desenvolvimento de ações práticas para a sustentabilidade ambiental, promovidas pela Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, em conjunto com 28 municípios da região. Em Céu Azul, nesta edição, as atividades tiveram início ainda no mês de setembro e culminará com o passeio ciclístico que será realizado no dia 10 de dezembro.

Com a participação de mais de 40 alunos, foi realizada na sexta feira (24/11) uma oficina de grafitagem na Escola Municipal Olavo Bilac do Bairro Boa Vista, que teve o muro totalmente transformado. O trabalho foi coordenado pelo instrutor Isaac de Souza de Jesus, em dois períodos. Alunos do 9º ano da Escola Estadual Boa Vista, que funciona no mesmo prédio, durante o período da manhã participaram da atividade que foi estendida para o período da tarde com os alunos do 5º ano da Olavo Bilac.

A programação foi aberta no dia 05 de setembro com encontros que envolveu simultaneamente três municípios vizinhos. Na Linha Jacutinga, com alunos das escolas municipais de Céu Azul e Vera Cruz do Oeste, foi realizado o plantio de árvores, soltura de balões biodegradáveis com sementes de espécies nativas e confraternização entre os grupos dos dois municípios. As mesmas atividades foram realizadas em outros dois pontos. Na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, estudantes de Céu Azul e um grupo de idosos do município de Matelândia e na comunidade do Cantinho do Céu estudantes de Céu Azul uniram-se aos do município de Santa Tereza do Oeste.

Também, dentro da mesma programação, foi realizada uma atividade de proteção de mina na Linha Rio Treze, com estudantes da Escola São Cristóvão e membros da comunidade. Ainda em setembro, a volta da Noite da Arte, que a anos não era realizada em Céu Azul, teve como tema central o meio ambiente e as atividades relativas ao Encontros e Caminhos. O evento lotou as dependências do Centro Esportivo Ivar Ranzi.

Neste sábado (02/12), se o tempo permitir, será realizada a Caminhada Ecológica na Trilha Manoel Gomes, no Parque Nacional do Iguaçu. No período da tarde outra atividade vai marcar a série de ações realizadas pelo Encontros e Caminhos CAB (Cultivando Água Boa) em Céu Azul. Com a participação do Grupo Escoteiros Céu Azul, será feita a soltura de alevinos, de espécies nativas, no córrego Ibiapo que compõem a Bacia do Paraná 3 (BP3).