Copa Integração: Vôlei de Céu Azul conquista melhor resultado dos últimos anos

Os últimos meses foram de plena alegria para os atletas e dirigentes do voleibol masculino de Céu Azul. Os times treinados pelo técnico Juliano Franceschini, depois de uma bela campanha nos Jogos Colegiais e Jogos da Juventude, com um título e dois vice-campeonatos, disputaram no último mês a Liga Estudantil do Núcleo de Educação de Cascavel. Nesta última competição, os garotos de Céu Azul disputaram outras três finais, conquistando o título da categoria sub-14 e outros dois vice-campeonatos nas categorias sub-12 e sub-18.

Para fechar a boa fase vivida no ano, nos dias 10 a 12 de novembro, a categoria sub-16 enfrentou uma verdadeira “Guerra de Titãs” na disputa da tradicional Copa Oeste de Voleibol, realizada em Foz do Iguaçu. “Nossos atletas, na classificação final, superaram equipes tradicionais da modalidade como, Cascavel, São Miguel do Iguaçu e Foz do Iguaçu”, lembra o técnico. Depois de uma campanha memorável o time subiu ao pódio com a conquista da 3ª colocação.

De acordo com Franceschini, Céu Azul reúne hoje um grupo muito bom de atletas. “Desde que criamos a categoria de base há 4 anos atrás, começamos colher os frutos. Em todas competições oficiais que disputamos, em 3 anos seguidos, chegamos em todas as finais”, comemora. Segundo o professor, os resultados tem orgulhado todos que trabalham o voleibol no município.

A regularidade desta geração de atletas, há anos não era verificada. “Sabemos que o próximo ano vai ser desafiador, já que muitos atletas atingiram a idade limite de competição e deixarão as equipes. Uma nova formação de atletas, de uma outra geração terá que ser trabalhada”, lembra. O grande desafio será iniciar este novo ciclo e repetir o sucesso dos anos anteriores. “Temos que agradecer a administração municipal, que mantém a modalidade, seus gestores, o secretário de Esportes, Maiko Mets e o diretor Fernando Hoffelder, que proveem toda a logística que a categoria demanda”, lembra Juliano.O voleibol feminino mantido pela Prefeitura de Céu Azul chegou à última etapa da 21ª Copa Integração, encerrada no sábado, 18, ocupando o quinto lugar na classificação geral com ponto atrás de Formosa do Oeste (26 a 27) e ainda assim, o resultado é melhor dos últimos anos.

Segundo o técnico Ademir Martelli, a cidade disputou a competição com a proposta de garantir a experiência para o grupo que será mantido quase na totalidade para 2018 e enfrentou adversárias superiores. “Sabíamos que não seria uma competição fácil, mas independente disso conseguimos fazer bons confrontos e terminamos atrás apenas de equipes que possuem muitos títulos estaduais”, explica o técnico.

A temporada 2017 também foi marcada por conquistas importantes para o voleibol feminino local que venceu a fase regional dos Jogos da Juventude (Guaraniaçu) e a Liga Estudantil. Para Martelli, o bom trabalho e a dedicação da equipe, aliado ao apoio do Secretário de Esportes Maiko Metz e do prefeito Germano Bonamigo foram os grandes responsáveis por esses feitos.

“Esses apoios é que garantem a participação da cidade nas competições. Também agradeço a todos os pais e as pessoas que vestiram a camisa pelo nosso voleibol como o banco Sicredi, um dos nossos apoiadores”, destaca Martelli.

A campanha de Céu Azul apontou derrotas para Medianeira (13/25-19/25) e Foz do Iguaçu (20/25-24/26) na primeira fase e depois para Formosa do Oeste (25/16-20/25-4/15) e Santa Izabel do Oeste (15/25-17/25) na disputa de 5º a 7º lugar.

A levantadora Lívia Deitos Padilha foi eleita na votação dos técnicos como atleta destaque da equipe na competição. Também atuaram em Palotina, as atletas Agatha Eduarda de Sá Baldrez, Alana Maranhão Soares, Bárbara Eloisa Batistel Marques, Paola Moreira Denardi, Myrella De Paula, Gabriela Milena de Borba Oliveira, Kimberly Andressa Soares Gebauer, Myllena de Paula, Kauane Freire, Iane Pereira dos Santos e Amanda Miranda Rosa.

CLASSIFICAÇÃO GERAL FINAL
Após cinco etapas a classificação geral da Copa Integração terminou assim: 1º) Palotina - 59 pontos; 2º) Medianeira – 52; 3º) Prefeitura de Toledo/Prati Donaduzzi 42; 4º) Formosa do Oeste 27; 5º) Céu Azul 26; 6º) Santa Izabel do Oeste 21 e 7º) Foz do Iguaçu 19.

(Com informações e fotos de Silmar Ramos de Oliveira)