Produtor de Céu Azul investe na produção de queijo inspecionado

Consumidores de queijo colonial de Céu Azul já podem consumir o produto com garantia da produção dentro das normas de inspeção. A Certificação de Regularidade do Serviço de Inspeção Municipal (SIM/POA) foi entregue pelo prefeito Germano Bonamigo, nesta quinta-feira (13/4), para Marines E. Guntzel.

O casal Mauro Luiz Guntzel e Marines Everling Guntzel, administram uma propriedade de 8,2 alqueires localizada na Linha São Francisco, zona rural de Céu Azul. Com a orientação de técnicos da prefeitura investiram nas instalações para a fabricação de queijo artesanal dentro das chamadas boas práticas de produção.

O produto com a marca Queijo Real tem pelo menos um ponto de venda na cidade. Os Guntzel estabeleceram uma parceria com o empresário Valcir Colombo, do Açougue Colombo, onde o queijo já pode ser adquirido. Em breve a ricota será outro produto que ganhará as prateleiras.

Os produtores optaram por vacas da raça Jersey que produzem leite com maior teor de gordura, o que acrescenta qualidade ao queijo. A produção diária do plantel de 11 vacas é de 200 litros, parte entregue a um laticínio. Segundo Mauro, é bem provável que agora, com as instalações apropriadas, eles transformem todo o leite na propriedade mesmo. São necessários 8 litros de leite para cada quilo de queijo, o que daria uma produção diária de 25 quilos.

Luiz Alberto Colleoni, secretário da Agricultura de Céu Azul, presente na entrega da certificação, lembra que a assessoria aos Guntzel foi prestada pelo veterinário Daniel Tranquilino (chefe de Inspeção Municipal) e pela técnica da Biolabore, Debora Guerino Boico, por meio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu, em parceria com o Município de Céu Azul.