Dia Mundial da Água: A esperança está nos pequenos

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Céu Azul, aproveitou a comemoração do Dia Mundial da Água para agregar educação ambiental ao trabalho de preservação de mina, localizada no Bosque Municipal Geraldo Batista Chaves. As atividades foram desenvolvidas em parceria com a Sanepar e a Itaipu Binacional e contou com a participação dos alunos dos terceiros anos da Escola Municipal São Cristóvão.

Os trabalhos foram realizados nos períodos da manhã e tarde da quarta-feira (22/3) e uniu a necessidade de uma maior produção de água para o consumo da população, com a preservação da mina, que somada a outra, também localizada no bosque, produzem 12 mil litros/hora, incluindo ainda a educação ambiental levada aos alunos, mostrando a necessidade de preservação das nascentes. A Sanepar vai captar a produção das nascentes integrando-as a rede de abastecimento da cidade.

Para o secretário do Meio Ambiente, Luiz Alberto Colleoni, no trabalho de conscientização ambiental realizado com as crianças está a esperança de termos no futuro uma maior consciência ecológica da população. Colleoni disse ainda que a produção das duas minas (12 mil litros/hora), que será captada pela Sanepar, em apenas uma hora brota o suficiente para abastecer 1 família de quatro pessoas durante os 30 dias do mês. Isso significa dizer que as minas preservadas tem um potencial para atender 720 famílias. Este número, por si só, dá uma ideia da importância da iniciativa.

Prestigiaram o evento, os engenheiros da Sanepar, Nelson Müller Junior e Reni Herdt; a secretária da Educação, Cleunides Wolf da Silva e o vereador Adriano José Swidzikiewicz. Os trabalhos de conservação das nascentes foram realizados pelos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, Álvaro Rodrigues, Edson Schier e Laercio Aparecido da Silva. Houve ainda a importante colaboração da direção e dos professores da Escola São Cristóvão.