Novo poço pode garantir água de qualidade ao Cantinho do Céu

A equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos está ocupada em resolver a dificuldade enfrentada pela comunidade do Cantinho do Céu com o abastecimento de água. As famílias desta localidade, a mais distante da sede do município, já dispõem de um Sistema de Saneamento Rural implantado pelo município em convênio com a Sanepar, entre os anos 2006 e 2007. Ocorre que água do poço artesiano, perfurado na época, tem a qualidade comprometida e teve que ser descartado.

Um recurso para amenizar o problema, em caráter emergencial, foi adotado pela comunidade. Com ajuda do Município foi canalizada água de uma nascente localizada a mais de 2.800 metros da caixa de distribuição. Mas os problemas não acabaram por aí, a vazão é insuficiente para atender as famílias residentes naquela comunidade.

Como a solução do problema passa pela perfuração de um novo poço, o prefeito Germano Bonamigo, acompanhado do vice Marciano e do deputado Andre Bueno, estiveram no Instituto da Águas do Paraná. Recebidos pelo presidente da autarquia, Iram de Rezende, tiveram a garantida da participação do Instituto na solução do problema, com a disponibilização de recursos financeiros para perfuração de um novo poço artesiano.

PENDÊNCIA

Uma coisa depende de outra. Como o sistema de abastecimento de água da comunidade da Picada Benjamim, tem um imbróglio jurídico envolvendo o espólio (herdeiros) da família proprietária da terra onde foi perfurado o poço artesiano, somente após tudo resolvido nesta questão é que será possível dar andamento no novo convênio para atender os moradores do Cantinho do Céu. “Estamos trabalhando para resolver tudo o mais breve possível”, declara Luiz Alberto Colleoni, Secretário de Meio Ambiente.