Preservação de mina fez parte das atividades do Encontros e Caminhos 2017

A programação das atividades relativas ao Programa Encontros e Caminhos CAB – Cultivando Água – da Itaipu, em conjunto o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu está contando inúmeros eventos em Céu Azul. A preservação de uma nascente na comunidade de Rio Treze foi uma das atividades realizadas.

A mina de água na propriedade de Amadeo dos Santos é utilizada como fonte de abastecimento de água para a família do proprietário e atende ainda a mais três famílias vizinhas. Com potencial para alcançar mais de 10 mil litros/hora, segundo os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, a nascente que contava com uma caixa feita em tijolos para armazenar a água foi desassoreada, preenchida com pedras e completamente fechada com solo cimento para evitar a entrada de animais e folhas.

Além da ajuda do proprietário da área e dos vizinhos, um grupo de estudantes da 4ª série A, da Escola Municipal Leôncio Correia, acompanhadas pelas professoras, Josiclari e Elisangela, de forma conjunta trabalharam na recuperação e preservação do manancial. A maioria dos alunos presentes, afirmaram que até então não conheciam uma nascente. Como a mina de água encontra-se em desnível em relação à residência da família do Sr. Amadeo, ele utiliza uma roda d’água para o bombeamento. Os alunos ficaram impressionados com o sistema que usa a força da água para o abastecimento da rede.

PROGRAMAÇÃO
O Programa Encontros e Caminhos CAB 2017, teve sua abertura em Céu Azul no dia 05 de setembro, com atividades realizadas nas localidades de Linha Jacutinga, Cantinho do Céu eGruta N. Sra. De Lourdes. O passeio ciclístico que estava programado para o dia 12 de outubro, foi transferido devido as condições do tempo, para o dia 15 de novembro. Outro evento transferido, pela mesma razão, foi a caminhada pela Trilha Manoel Gomes, no Parque Nacional do Iguaçu.

No dia 5 de novembro uma cavalgada na trilha beira parque com a participação do Grupo de Cavaleiros de Céu Azul; no dia 11 de novembro, 09 horas da manhã, soltura de alevinos no Córrego Ibiapó, com a participação do Grupo de Escoteiros de Céu Azul; dia 23 de novembro, com alunos da Escola São Cristóvão, Oficina de Grafitagem. Dentre os eventos já cumpridos destaca-se a Noite da Arte que atraiu mais de 3 mil pessoas ao Centro Cultural Social e Esportivo Ivar Ranzi.