Preservação de nascentes marca comemoração do Dia da Árvore

Uma parceria entre a Cooperativa Agroindustrial Lar, Município de Céu Azul e a empresa Basf, que recuperou 6 minas de água, teve evento que apresentou o projeto à população na comemoração do Dia da Árvore. Plantio de mudas de árvores nativas fez parte da programação.

Foi na quarta-feira (22/9), no terreno de propriedade da cooperativa, onde é captada água para indústria de soja. A área que antes oferecia risco a população foi totalmente recuperada, com a proteção das minas e reflorestamento. A importância da recuperação vai além do atendimento a necessidade de água da cooperativa, que consome menos da metade do que é produzido. Estas nascentes formam um dos braços do Rio São Francisco Falso, portanto, de importância fundamental para a preservação da Bacia do Paraná 3. Esta ação é parte do “Programa Prioridade Ambiental Lar”, que tem 04 prioridades: Água; Ar; Energia Elétrica; Educação Ambiental.

O prefeito Germano Bonamigo, que mora a 60 anos em Céu Azul, em seu pronunciamento, lembrou como era o comportamento das pessoas na época do desbravamento, sem a consciência ecológica que existe hoje. “Sem noção do risco, o homem destruiu o que hoje tem que ser recuperado”, disse. O prefeito enalteceu a iniciativa e, mais uma vez, colocou o município a disposição da Lar para o desenvolvimento de parcerias que contribuam para o avanço socioeconômico do município.

As 6 nascentes preservadas produzem 22.500 litros/hora. Nos planos da cooperativa a meta é a preservação de 11 minas de água neste ano. Quer sejam em áreas da Lar ou de associados. Em Céu Azul está em andamento a recuperação de nascentes nas propriedades dos agricultores Ivo Timbola e Flavio Corso. Hoje a cooperativa mantém um atuante corpo técnico que opera as questões ambientais, as normas ISO 14001, por exemplo, já estão sendo atendidas.

O presidente, Irineu da Costa Rodrigues, lembrou o compromisso da Lar com o meio ambiente. “No início das atividades o frigorífico de frango consumia 35 litros de água por frango abatido. A meta é a redução para 22 litros, hoje o consumo está em 23 litros por ave”, lembrou.

O evento foi prestigiado por grupos organizados e inúmeros parceiros da Lar, alunos do 4º ano do Escola Municipal Tancredo Neves e Grupo Escoteiros; Pedro Diesel, responsável pela execução da recuperação, que é hoje uma autoridade regional no assunto e James Moraes (supervisor ambiental da Unidade Industrial de Aves); 1º vice-presidente, Laudo Soethe; secretários municipais: do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Alberto Colleoni; da Administração, Caroline Pasquetti; de Educação, Cleonides Wolf da Silva, Desenvolvimento Econômico, Eduardo Machado, estavam presentes. Representou a Câmara o vereador, Telmo da Silva Cardoso. Quem apresentou o projeto aos presentes foi Ademilson Freire da Silva, gerente da Unidade Industrial de Soja. A Itaipu estava representada pelo Gestor de Microbacias, Meron Haliski e a Basf por Rodrigo Marchesini Gomes.