Programa Cidades Sustentáveis foi tema de encontro

A finalidade do evento foi levar ao conhecimento dos presentes, muito deles novos gestores, os programas oferecidos pela Itaipu Binacional para serem desenvolvidos em parceria com os municípios.

O evento aconteceu na terça-feira (21/2) no Recanto Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu. O prefeito Germano Bonamigo esteve presente, acompanhado do vice Marciano Boaroli, do Secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Alberto Colleoni e pelo engenheiro Gustavo Franceschini.

Confirmar o compromisso dos novos gestores municipais com o Programa Cidades Sustentáveis, criado em 2012, também foi pauta do encontro. A parceria se dá por meio do Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu, com a participação do Conselho dos Municípios Lindeiros, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e rede Nova São Paulo.

O Programa Cidades Sustentáveis é uma ferramenta com indicadores que possibilita a gestão pública acompanhar e monitorar as ações que acontecem no município em todos os setores, tendo se consolidado como um importante instrumento de divulgação e valorização das diversas práticas desenvolvidas pelos municípios.

O encontro foi presidido pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, com participação do diretor de Coordenação, Nelton Friedrich; prefeita em exercício de Foz do Iguaçu, Inês Weizemann; vice-presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e prefeito de Santa Helena, Airton Copatti; e do promotor de Justiça Giovani Ferri, coordenador regional da Bacia Paraná 3.