Reunião marca retomada do programa Cultivando Água Boa

Esta foi a primeira reunião técnica envolvendo a nova administração municipal com a Itaipu Binacional, com vista no Cultivando Água Boa. Céu Azul já teve uma posição de destaque dentro do Programa e neste encontro o prefeito manifestou o interesse em retomar os convênios que preveem uma série de ações socioambientais.

Segundo Luiz Alberto Colleoni, secretário do Meio Ambiente do Município de Céu Azul, num primeiro momento, faz-se necessário um diagnóstico técnico com seleção da microbacia que vai apontar as ações que serão empreendidas. O programa prevê inúmeras atuações que vão desde a recuperação de microbacias e a proteção das matas ciliares e da biodiversidade, até a disseminação de valores e saberes que contribuem para a formação de cidadãos dentro da concepção da ética do cuidado e do respeito com o meio ambiente.

Com a manifestação de interesse, por parte do prefeito Germano Bonamigo, nos próximos dias o município vai oficializar a disposição de firmar parceria com a Itaipu. A princípio a bacia do Rio Ibiapó, que nasce no Bosque Municipal Geraldo Batista Chaves, será objeto do convênio. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito na terça-feira (07/3) e contou com a presença de José Carlos Santini, gerente de divisão de apoio operacional da Itaipu.

Dentro dos critérios estabelecidos no programa, além da coordenação técnica da Itaipu, o aporte de recursos financeiros da Binacional variam de 35 a 65% dos custos. No caso de Céu Azul, a princípio, como se trata de retomada do programa, a participação financeira da Itaipu será de 35%.  Conforme as metas vão sendo atingidas este percentual pode chegar aos 65%, com contrapartida de 35% do município, o que alivia em muito o desembolso da municipalidade para o desenvolvimento das ações.

PARTICIPARAM

Participaram ainda da reunião o engenheiro florestal, Gilberto Kurosz e Merom Holinski, técnico gestor de bacias, da Itaipu. Por parte do município: Marciano Boaroli (vice-prefeito); Valdir Maranhão (secretário de Viação e Obras) e Álvaro Rodrigues (servidor da Secretaria de Meio Ambiente).