Céu Azul constrói salas e amplia vagas nos CEMEIs

A obra de construção de duas novas salas no CEMEI Raio de Sol deve resolver o problema da falta de vagas nos berçários em Céu Azul. Depois de processada todas as pré-matrículas para 2018 é que a Secretaria de Educação vai ter uma ideia real da demanda.

O Município está investindo R$ 169.042,45 na construção dos 143,5 m2 de obra. Além das duas salas o projeto contempla ainda banheiros, fraldários e lactário. “Fomos eleitos para resolver os problemas. Esta é mais uma das questões que temos encarado de frente. Tanto é que estamos construindo as duas novas salas com recursos próprios do Município, elevando o investimento na educação além dos 25% obrigatórios” lembra o prefeito Germano Bonamigo.

Somente na lista pública de espera das vagas nos CEMEIs - Centros Municipais de Educação Infantil - publicada no site do Município, referente ao mês de novembro, figura 40 crianças para o período integral e outras 3 para o período parcial. Com a obra, segundo a secretária de Educação, Cleonides Wolf da Silva, serão 48 novas vagas, caso seja adotado o período parcial, ou 24 em período integral. Com relação a qual sistema será adotado (parcial ou integral), a secretária reforça que a decisão será tomada somente após o processamento das matrículas.

Uma simples busca no Gloogle, com as palavras “falta de vagas nas creches”, retorna mais de 420.000 resultados. Isso demonstra o tamanho do problema que as administrações municipais enfrentam com a questão. A cada ano, segundo dados da Secretaria de Educação, em torno de 50 crianças necessitam de vagas nos berçários. Com todas as providências que estão sendo tomadas, incluindo o período parcial, a secretária de Educação acredita que se não zerar a fila de espera, ficará bem próximo disso.

O prefeito Germano Bonamigo, acompanhado do vice-prefeito Marciano Boaroli e das secretárias Cleonides e Caroline Pasquetti (Administração e Planejamento), visitaram as obras no Centro de Municipal de Educação Infantil Raio de Sol. “A obra está andando bem e podemos afirmar que nossa população terá à disposição as novas vagas em 2018. Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance. Os recursos que estamos investindo são provenientes da economia com a racionalização dos gastos que imprimimos desde o início da administração”, afirma Germano.

A lista de espera das vagas nos CEMEIs pode ser consultada no endereço: www.ceuazul.pr.gov.br/governo/secretarias/educacao/8-paginas/5911-lista-espera