Artistas são estudados em formação docente

Artistas são estudados em formação docente.

Os professores da educação infantil e do ensino fundamental de Céu Azul participaram de mais um curso do programa de formação continuada Estudos e Proposições para a Educação Humanizadora: Contribuições da Teoria Histórico-Cultural, coordenada pela professora doutora Marta Chaves. O curso ocorreu dias 28 e 29 de julho, no pavilhão da Igreja Matriz. O programa vem sendo desenvolvido com os professores da educação infantil do município, desde o início deste ano. O professor mestre Vinícius Stein abordou o tema Aprendizagens e Desenvolvimento – possibilidades e encantos. No primeiro dia, foram trabalhadas obras do artista Aldemir Martins com professores da educação infantil da modalidade creche e no dia seguinte obras do artista Cândido Portinari foram abordadas com professores do pré até os anos iniciais do ensino fundamental. Stein discutiu com os professores as diferentes possibilidades de intervenções pedagógicas. Segundo o mestre, Aldemir Martins usa imagens figurativas, cores vibrantes e fortes. “É um artista que lida com pintura, é mais adequado para ser trabalhado em sala de aula com alunos na etapa creche”, afirmou ele. Já Cândido Portinari, conforme o professor mestre Vinicius Stein, “tem traços e forma de compor diferentes, com cores escuras. Em suas pinturas, o artista retrata humanos, o povo brasileiro”. Segundo a secretária de Educação, Roseli Stadler, assim como os outros cursos de formação, a Administração Municipal objetiva proporcionar aos professores novas oportunidades e novas experiências. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS Assim como na vinda anterior da doutora Marta Chaves, duas alunas da doutora vieram a Céu Azul para participar de contação de histórias nas escolas da rede municipal. A aluna do 4º ano de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Patrícia Laís de Souza, contou a história O Grande Rabanete da escritora Tatiana Belinky; e Heloisa Nunes, mestranda da UEM, a história Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado.